Uma RE-EVOLUÇÃO Nacional. Por Clarissa Duarte

O atual colapso brasileiro aponta para uma crise cuja causa parece muito mais ter cunho político-eleitoral do que econômico, e muito mais econômico do que sócio-cultural.

Entretanto, a resposta à crise pode  vir muito mais de uma “re-evolução” sócio-cultural do que de uma reviravolta econômica ou político-partidária.

Em outras palavras… Não seria a grande OPORTUNIDADE PARA COMEÇARMOS UMA RE-EVOLUÇÃO com simples atitudes, pacíficas, advindas de cada um de nós?

Não seria a GRANDE OPORTUNIDADE PARA NÃO NOS RENDERMOS À “DEPENDÊNCIA AUTOMOBILÍSTICA”, ou do combustível,  e buscarmos a continuidade de nossas atividades profissionais e escolares, mesmo que com rotinas diferentes?

Será que não é chegada a hora de racionarmos razoavelmente nossos mantimentos e recursos?… de consumir menos e aprendermos a compartilhar mais? Não seria este o momento para investirmos mais nas hortas orgânicas, caseiras e urbanas?

É hora de nos esforçarmos para CAMINHAR mais, PEDALAR mais, de exigir muito mais dignidade para o TRANSPORTE PÚBLICO, de dar mais CARONAS, de atravessar os rios urbanos em BARQUINHOS a remo para encurtar as distâncias, de dizer mais “SIM!” À COEXISTÊNCIA e à solidariedade cidadã nos espaços públicos e mais “NÃO!” AO ISOLAMENTO e à desigualdade, que apenas ampliam o medo de tudo e a sensação de insegurança de todos.

É HORA DE SAIRMOS DA NOSSA  “ZONA DE CONFORTO” E APRENDERMOS A CONVIVER COM “O DIFERENTE”, conviver com pessoas diferentes, de rendas e escolhas diversas, em uma rotina incomum.

Urge compreendermos que “ser sustentável” não é apenas uma condição de previlégio ou um “selo verde” nos empreendimentos e mercadorias, TERMOS UMA VIDA SUSTENTÁVEL É UMA URGENTE OBRIGAÇÃO DE TODOS NÓS E UMA ESTRATÉGIA, INDISCUTÍVEL, DE SOBREVIVÊNCIA NACIONAL.

E você? Além de reclamar do caos brasileiro, o que pretende fazer para começar a SUA RE-EVOLUÇÃO e, quem sabe, salvar o país?

 

*Clarissa Duarte é brasileira, cidadã recifense, Arquiteta e Urbanista pela UFPE, Mestre em Planejamento Urbano pela Universidade Paris 1-Sorbonne, Professora e Pesquisadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco.

Anúncios

2 ideias sobre “Uma RE-EVOLUÇÃO Nacional. Por Clarissa Duarte

  1. Murilo Medeiros

    Para deslocamentos acima dos 10, ou 20 km morreremos abraçados com nossos carros. Não há transporte público decente. As alternativas são o compartilhamento de carros e mudança da matriz energética. Ainda é mais viável vender carro à combustão no nosso país, mas em breve teremos mais carros elétricos disponíveis no nosso mercado.

    http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/carros-eletricos-veja-8-lancamentos-esperados-com-a-queda-do-ipi-2mdey8az7cimxi6bt5kpr7zkc

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s